coronavírus

Serviço de telemedicina por videochamada encerra consultas no final deste mês

18.389

A Lauduz Covid-19, a primeira plataforma de telemedicina gratuita do Brasil, irá encerrar o serviço de consultas online no final deste mês.

- A Lauduz foi formada emergencialmente para dar o primeiro combate à Covid-19, atuando na prevenção antes que o vírus se espalhasse rapidamente, ajudando a população a se conscientizar e também dando tempo para o sistema de saúde de organizar. Agora, nossos médicos precisam se focar nos atendimentos presenciais, então nossas consultas online serão encerradas em 31 de maio - diz um trecho do material enviado à imprensa pelo médico Fábio Lopes Pedro, um dos idealizadores do projeto.

Quarta etapa da vacinação da gripe começa com movimento tranquilo em Santa Maria

Desde quando a plataforma começou a funcionar, em 20 de março, até o último domingo, foram feitos 3.417 atendimentos por videochamadas, uma média de quase 58 por dia. O pico dos atendimentos foi em 23 de março, com 248 registros.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Durante este período, a Lauduz, que é também uma é uma Organização Não-Governamental (ONG), arrecadou recursos suficientes para a aquisição de 20 termômetros e 400 óculos de proteção para as forças de segurança, para o financiamento da fabricação de 3 mil protetores, 500 máscaras de tecido coloridas para os asilos, mais de 20 mil máscaras de pano, 15 mil máscaras de TNT e 50 mil luvas em parceria com o Instituto Floresta, 20 capelas em acrílico para UTIs, 250 macacões de proteção e 100 aventais fornecidos aos hospitais, para a construção de 10 respiradores alternativos por equipe de engenheiros da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e para a distribuição de quase 300 cestas básicas a famílias.

Saiba para quem ligar em caso de violência doméstica

Cerca de 300 médicos e internos voluntários da UFSM e da Universidade Franciscana (UFN) participam do sistema de preceptoria disponível na plataforma.

- Santa Maria se preparou e está indo muito bem nessa batalha. Os hospitais se organizaram, a sociedade se mobilizou de forma exemplar e o Hospital Regional abriu as suas portas. Vamos continuar atuando fortemente em ações de apoio aos profissionais de saúde - diz o material enviado à imprensa.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Região terá mais 20 leitos de UTI para a Covid-19

Próximo

RS registra 15 novos casos e sete óbitos por coronavírus

Saúde